Blog Foliculite

Foliculite nas axilas: o que fazer?

publicado em 03/02/2022

Foliculite na axila e alta sudorese são problemas comuns da região, mas que há tratamento e, inclusive, prevenção.

 

A foliculite é uma doença de pele muito comum, que pode aparecer em várias regiões diferentes do corpo em que crescem pelo. 

 

Como as axilas, por exemplo, que também costuma provocar a alta sudorese, uma produção demasiada de suor. 

 

Para evitar que esses problemas apareçam nas axilas, recomenda-se sempre boas práticas de higiene, evitar a depilação com cera quente ou raspar na direção contrária do crescimento do pelo e até fazer uso de um antitranspirante específico, a fim de prevenir qualquer irritação na pele e ainda controlar a transpiração.

 

Leia mais sobre o assunto abaixo!

Foliculite na axila: por que aparece?

Como dissemos, os problemas e doenças de pele mais comuns que podem aparecer nas axilas são a foliculite e a sudorese excessiva.

 

Ambas podem causar diversos incômodos, como a inflamação da região com bolinhas avermelhadas, além de muito suor, dor, coceira, ardência, odor e inchaço.

 

Dependendo do nível de inflamação e irritação por conta do suor, podem ocorrer também manchas escuras, por conta de um aumento de produção de melanina.

 

A foliculite aparece com frequência nas axilas devido a uma série de fatores, desde a proliferação de fungos e bactérias no local; o atrito causado por roupas apertadas; até a depilação incorreta feita com lâmina ou cera.

Mas, o que alta sudorese tem a ver com isso?

Chamamos de sudorese excessiva quando há uma produção demasiada de suor partindo das glândulas sudoríparas.

 

Em geral, as causas podem ter vários fatores, como uma predisposição genética, prática de exercícios físicos em excesso, ingestão de certos alimentos, ansiedade ou mesmo a exposição a altas temperaturas. 

 

Quando a pessoa já possui uma predisposição à foliculite, esse excesso de suor pode agravar os sintomas, por deixar o local úmido, em uma região em que a pele já está inflamada e irritada.

 

Isso acaba dificultando o tratamento das lesões da foliculite na axila, além de obstruir os poros da região impedindo que a pele respire e cicatrize naturalmente.

Como tratar a foliculite na axila?

 

Dependendo do agente causador da foliculite na axila, o tratamento pode variar.

 

Em geral, recomenda-se uso tópico de pomadas para foliculite ou cremes corticóides e anti fúngicos, caso a inflamação tenha sido causada pela infecção desses microorganismos.

 

No caso de um foliculite superficial, fazer compressas mornas três vezes ao dia, com água termal para aliviar a irritação e evitar as manchas vermelhas pode ajudar bastante.

E os pelos encravados, como se livrar?

O pelo encravado é um outro problema muito comum de ocorrer nas axilas, principalmente quando a depilação é feita da forma incorreta. 

 

Isso acontece quando o pelo não consegue romper a barreira da pele, ou por conta de excesso de células mortas e impurezas (suor, sujeira, etc) ou por conta da inflamação do folículo causada pela foliculite na axila.

 

Ele também costuma provocar uma reação semelhante à foliculite ou ser resultado direto da doença, gerando muita coceira e deixando a região dolorida.

 

No entanto, também pode ser causado por fatores genéticos ou por algum trauma, como usar roupas apertadas, que geram atrito na região e não deixam a pele respirar.

 

O tratamento é simples, basta manter a pele das axilas limpa e seca, evitar o contato com tecidos que impedem a pele de respirar, dando preferência a peças de algodão. 

 

Você pode também utilizar produtos corticóides e antifúngicos indicados por um dermatologista, que também vão auxiliar no tratamento da foliculite na axila.

Dá pra evitar a sudorese excessiva?

Para evitar a sudorese excessiva, o ideal é optar por um desodorante com princípios ativos específicos que atuam na diminuição da produção de suor, chamado antitranspirante.

 

Um exemplo é o cloreto de alumínio, que costuma ser bastante eficaz.

 

Outra recomendação é usar sempre peças de roupas feitas de tecidos leves, evitar consumir alimentos apimentados, bebidas alcoólicas e cigarro. 

 

Alguns especialistas recomendam também a aplicação de toxina botulínica no local.

E se eu ficar com manchas na pele?!

Normalmente, o escurecimento da pele nas axilas costuma ser resultado da inflamação provocada pela foliculite, atrito na região (pela própria pele ou roupa apertada) ou por depilação com lâmina de barbear.

 

É possível clarear as axilas com produtos feitos com ativos clareadores, como a vitamina C, ácido tranexâmico, ácido kójico, entre outros.

 

Há também a opção de realizar procedimentos estéticos, como peelings e lasers. Porém, o melhor tratamento depende do grau de hiperpigmentação, da cor da pele, do tempo das marcas presentes e, claro, da sua causa.

Como tirar foliculite na axila?

A foliculite não tem cura, por isso, o ideal é evitar que ela apareça ou agrave os seus sintomas. NUNCA esprema as lesões, cutuque as feridas, ou tente arrancar pelos encravados com uma pinça.

 

Além disso, se a depilação das axilas é uma prioridade que não pode ser ignorada, a única forma de se livrar da foliculite na axila, evitar arranhões, contaminação e irritação, é realizá-la da forma correta, seguindo alguns cuidados básicos:

Utilize sempre uma lâmina nova

Lâminas novas e afiadas, além de sempre limpas são a única forma de evitar a contaminação por microorganismos e lesões na pele.

 

Quando a lâmina de barbear fica cega, ela provoca queimaduras e irritação na pele, podendo até causar lesões mais sérias, como cortes profundos nessa região tão sensível. 

 

Faça a substituição da lâmina ou do aparelho de barbear, sempre que notar que ela não está deslizando naturalmente sobre a pele ou estiver áspera.

Mantenha a pele hidratada antes e depois de depilar

NUNCA depile a sua axila a seco só porque é uma área pequena. A pele ali embaixo do braço é muito fina e sensível, por isso precisa ser protegida durante a depilação.

 

Antes de depilar, umedeça a pele das axilas com água morna e por alguns minutos para que ela fique mais macia e facilite o corte do pelo.

Lave bem as suas axilas antes de depilar

Lavar antes as axilas pode facilitar a depilação e deixá-las livres do suor e desodorante, que podem danificar as as lâminas.

 

Além disso, garantir essa limpeza vai evitar também a contaminação por bactérias proveniente do suor e desodorante, que penetram na pele se ela sofrer algum corte durante a depilação.

Opte por um gel de depilar

Como as axilas são sensíveis, utilizar um gel de depilação para garantir a umidade e ajudar a lâmina a deslizar melhor sobre a pele, é ideal não só para proteção, mas evitar a irritação no local.

Depile as axilas em todas as direções

Ao contrário das recomendações de depilação em outros locais, você DEVE depilar as axilas em todas as direções, pois os pelos no local não crescem no mesmo sentido.

 

Portanto, para obter os melhores resultados, faça o seguinte:

  • Levante o braço acima da cabeça; 
  • Pressione a lâmina sobre a pele;
  • Deslize levemente com passadas curtas em todas as direções.

 

Hidrate a pele após depilar

Não custa repetir. Sempre que se depilar, enxágue bem o local, seque com uma toalha limpa e aplique hidratante ou óleo, se possível sem álcool. 

 

Isso vai evitar a irritação, controlar a sudorese e reduzir a probabilidade de desenvolver queimaduras ou formação de caroços, além da foliculite e pelos encravados.

Espere um pouco para aplicar desodorante

Por fim, não se apresse em passar o desodorante antitranspirante, para evitar o desconforto e a irritação da pele que além de ser sensível, está ainda mais após a depilação.

 

Deixe a pele descansar alguns minutos ou até dias para aplicar o seu desodorante.

Existe pomada para foliculite na axila?

Como a foliculite não tem cura definitiva, o melhor é partir por medidas preventivas. 

 

Para prevenir e tratar a foliculite na axila e a sudorese, você pode aplicar pomadas para foliculite com princípios ativos próprios para absorver o suor e diminuir a inflamação.

 

Então, qual o melhor remédio para foliculite na axila?

Apesar da foliculite na axila ser muito comum entre as pessoas que se depilam com frequência, ela não possui cura definitiva.

 

No entanto, a loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo para tratamento da foliculite, pois atua de forma eficaz em TODOS os tipos de foliculite, independentemente da causa e local, inclusive nas axilas.

 

Por isso, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com 7 dias de tratamento. 

 

A empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

Além disso, a loção Tend Skin ainda é capaz de combater pelos encravados e manchas na pele, que costumam ser causadas por essa condição nesta região. 


Portanto, o tratamento mais indicado para foliculite na axila no momento é a loção Tend Skin!

 

https://www.youtube.com/watch?v=UgN06fjKsSo

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Form de email para rodapé (blog, etc.)

COMPARTILHE:

Clique no botão abaixo para participar de um grupo

gratuito de autoajuda sobre Foliculite no WhatsApp!