Blog Foliculite

Foliculite nas nádegas (bumbum) – Como tratar

publicado em 19/12/2021

 

Foliculite nas nádegas, é possível? As doenças de pele são muito comuns e, quando aparentes, costumam afetar bastante a autoestima das pessoas. 

Embora a pele do bumbum não apresente muitos pelos visíveis, a foliculite também pode aparecer nesta área, e não tem nada mais desagradável que colocar um biquíni e ficar incomodada com essas bolinhas por toda parte.

Mas não se preocupe, a foliculite tem tratamento, mesmo sendo nas nádegas.

Continue lendo o texto abaixo, para entender suas causas e como evitá-las. 

Confira!

Primeiro, entenda o que é foliculite nas nádegas!

A foliculite é uma infecção cutânea do folículo piloso (estrutura de base de onde apontam os pelos, a raiz). 

Ela costuma se apresentar como pequenas erupções vermelhas, com pus ou não, muito semelhantes a espinhas causadas pela acne. 

Essa inflamação na pele costuma ser provocada por infecção bacteriana ou fúngica, ou até virose, que irrita a pele fazendo surgir as lesões.

Foliculites podem se manifestar em qualquer parte do corpo que seja coberta por pelos, podendo ser superficiais ou profundas. Mas no caso da foliculite nas nádegas ela costuma ser bem leve.

Diferença entre espinha e foliculite nas nádegas

A foliculite nas nádegas também é comum, e costuma se apresentar de forma semelhante à acne, com pequenas erupções avermelhadas infecciosas, com pus ou não. 

No entanto, apesar da aparência, as lesões não são espinhas, mas uma infecção na base dos folículos pilosos (raiz dos pelos), geralmente causada por bactérias ou fungos.

Como surge a foliculite nas nádegas?

A foliculite nas nádegas ocorre por conta de uma inflamação no folículo piloso, geralmente desencadeada pelo aumento da queratinização da pele. 

Isso acaba obstruindo os poros e dificultando a saída do pelo, que começa a crescer para dentro gerando uma reação imunológica e inflamatória.

Outro fator que pode desencadear a inflamação é a depilação da região, que pode provocar lesões na pele que podem se infectar facilmente pela entrada de microorganismos.

A transpiração excessiva, calor e umidade, quando abafados com tecidos grosso e muito apertados, dificultam a oxigenação da área e agravam o problema. 

A pele precisa respirar, pois as bactérias da região acabam se proliferando e atingindo os folículos, causando um processo inflamatório.

Normalmente, a foliculite nas nádegas é superficial, mas quando atinge camadas mais profundas da pele podem virar furúnculo, deixando cicatrizes e manchas.

Outros fatores também podem aumentar as chances de desenvolver a foliculite no bumbum, como por exemplo: 

  • Doenças que afetam a imunidade (diabetes, leucemia crônica e AIDS);
  • Acne e/ou dermatite;
  • Medicamentos, como cremes de corticóide ou antibióticos a longo prazo;
  • Sobrepeso;
  • Lesões na pele por corte e/ou arranhões ou feridas cirúrgicas;
  • Curativos de plástico ou fita adesiva em áreas peludas;
  • Uso frequente e incorreto de lâminas de barbear;
  • Genética. 

Como prevenir a foliculite nas nádegas 

Embora a maioria dos casos de foliculite nas nádegas seja superficial, desaparecendo sozinho com o tempo, ainda assim a inflamação pode provocar dor e coceira, além de aparência incômoda. 

Por isso, é importante investir na sua prevenção. Existem alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir o aparecimento da foliculite nas nádegas por exemplo:

  • Evita usar roupas muito justas e apertadas, principalmente de tecidos que não deixam a pele respirar;
  • Não ficar muito tempo sentado, sem levantar;
  • Manter a pele da região sempre limpa com sabonete antisséptico e seca, a fim de evitar o surgimento de fungos;
  • Tomar banho após exercícios físicos ou dias muito quente;
  • Hidratar a pele todos os dias, optando por produtos menos oleosos;
  • Fazer uma esfoliação na região para eliminar as células mortas e estimular a renovação celular;
  • Nunca espremer e cutucar as lesões, para não aumentar a inflamação.

Tratamento para foliculite nas nádegas

O tratamento é simples, sendo o mais recomendado o uso de sabonetes antissépticos na área atingida. Casos mais avançados devem ser tratados com dermatologista, NUNCA com remédios caseiros para foliculite nas nádegas que circulam pela internet. 

O especialista vai indicar o tratamento mais adequado ao seu caso, podendo fazer uso de medicamentos de uso oral ou tópico, como os queratolíticos que afinam a pele e diminuem a tendência para obstrução. 

Já nos casos de inflamação intensa, que contenham feridas com pus, o mais adequado é usar remédios com substâncias de ação anti-inflamatória, como o ácido retinóico e o ácido glicólico e antibiótico tópico. 

As compressas com água morna podem amenizar a inflamação, diminuir a coceira, promover a drenagem e acelerar a cicatrização.

Apesar de não possuir cura, a foliculite nas nádegas possui tratamento bastante eficaz. Quando realizado corretamente, lhe trará resultados satisfatórios em um curto prazo.

O tratamento da foliculite no bumbum é basicamente o mesmo, independentemente de ser uma foliculite superficial ou profunda. O que pode ser diferente é o tempo de tratamento para se obter um resultado satisfatório!

Tend Skin - Foliculite nádegas Depoimento

 

Este resultado foi obtido com apenas 16 dias de tratamento com o dermocosmético Tend Skin®.

O Tend Skin® é um dermocosmético fabricado nos Estados Unidos por mais de 30 anos e vendido em todo o mundo!

É o primeiro e único tratamento específico para foliculite autorizado pela Anvisa e é amplamente indicado por dermatologistas de todo o Brasil.

Veja aqui o que o Estadão publicou sobre o Tend Skin.

 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Form de email para rodapé (blog, etc.)

COMPARTILHE:

Clique no botão abaixo para participar de um grupo

gratuito de autoajuda sobre Foliculite no WhatsApp!