Qual o melhor tratamento para foliculite?

tratamento para foliculite

Apareceram bolinhas vermelhas, amareladas no centro, muito semelhantes a acne? Não se engane, você pode estar com foliculite. Mas não se preocupe, embora não tenha cura, há várias opções de tratamento para foliculite.

A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos, de onde crescem e saem os pelos. É uma condição muito comum, apesar dos incômodos. 

De uma forma geral, a foliculite é o resultado de pelos encravados inflamados, mas também pode ser causada por uma infecção por bactérias ou fungos.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, é superficial e pode ser tratada em casa através de cuidados básicos e higienização, lavando as áreas afetadas com sabão anti-séptico, ou aplicando cremes e pomadas específicas, recomendados pelo dermatologista.

Ela pode acometer qualquer local do corpo com pelos, mas é mais frequente nas nádegas, pernas, virilhas, pernas, braços e rosto (área da barca e pescoço).

Entenda mais sobre o assunto e conheça a melhor opção de tratamento para foliculite!

Mas, o que é foliculite?

De acordo com os especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a foliculite é uma infecção de pele nos folículos pilosos (estrutura responsável pela produção e crescimento dos pelos), que pode ser causada por bactérias (como a Staphylococcus, entre outras), fungos e até por pelos encravados (a mais comum).

A condição se manifesta por meio de pequenas bolinhas avermelhadas, contendo pontas brancas ou amareladas no centro, de aparência muito semelhante às espinhas. 

Ela costuma ser classificada em superficial ou profunda, dependendo do nível de inflamação. Costuma aparecer e ir embora em alguns dias, causando coceira, alguma dor e irritação na pele.

Mas se for algo recorrente, acometendo áreas maiores, com aumento de dor, febre ou outros sintomas, recomenda-se procurar um dermatologista para um melhor diagnóstico e indicação de tratamento para foliculite específico.

Quem está mais propício a ter foliculite?

Qualquer pessoa pode vir a desenvolver foliculite em algum momento na vida, mas alguns fatores podem tornar umas mais suscetíveis que outras.

Como por exemplo, que possui doenças que diminuem a imunidade, como diabetes, leucemia crônica e AIDS, pois desregulam a flora natural da pele fazendo com que alguns microorganismos se proliferem e invadam os folículos já lesionados.

Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da foliculite, como sofrer de acne e/ou dermatite, usar cremes de corticóide ou antibióticos por longos períodos de tempo.

Além disso, algumas ações também costumam causar danos aos folículos pilosos, como fricção excessiva ao barbear, usar roupas muito apertadas, que retém o calor e suor, obstruindo os poros, depilação com cera quente ou raspar o pelo na direção contrária do seu crescimento, entre outros.

E toda foliculite é igual?

Nem toda foliculite é igual, pois ela além de possuir várias causas diferentes, costuma acometer locais diferentes, podendo ser também superficial ou profunda, dependendo do nível da inflamação.

Foliculite superficial

Ela afeta apenas a parte superior do folículo piloso, deixando a área em volta avermelhada com pequenas pústulas, com ou sem pus, semelhantes a espinhas. 

Seus sintomas mais comuns são a vermelhidão, coceira e sensibilidade no local, sendo que raramente causam complicações.

Em geral, são causadas por bactérias que já vivem na nossa pele, como a foliculite Estafilocócica, causada pela bactéria Staphylococcus aureus; e a Pseudofoliculite da barba, causada por pelos encravados.

Foliculite profunda

É o tipo de foliculite mais raro, sendo um grau de foliculite superficial avançado, que pode provocar complicações mais graves como furúnculos. 

Ela atinge áreas mais profundas da pele, resultando em grandes áreas vermelhas, lesões com pus no centro, sensibilidade e dor intensa, podendo até deixar cicatrizes e até destruir o folículo piloso, fazendo com que não cresça mais pelos no local afetado.

As manifestações mais comuns desse tipo de foliculite são os furúnculos e a sicose da barba.

Como tratar foliculite?

Como são muitas as causas e tipos de foliculite, a forma de tratar a condição vai depender da região acometida e sua causa, bem como do estágio da inflamação.

Ou seja, cada tipo de foliculite vai exigir um tratamento diferente, que vai variar entre mudanças de hábitos de higiene até medicações como antibióticos, antifúngicos orais e/ou tópicos, ou uma combinação de ambos. 

Casos superficiais podem melhorar com o uso de loções calmantes para alívio dos sintomas de coceira, ou evitar raspar a área.

De qualquer forma, recomenda-se consultar um dermatologista para prescrever o melhor tratamento para foliculite para cada caso em específico.

O ideal é iniciar o tratamento assim que aparecerem os primeiros sintomas, a fim de evitar que a inflamação progrida e atinja outras regiões.

Como tratar foliculite no rosto

A foliculite no rosto é mais frequente entre os homens, principalmente entre aqueles que removem os pelos da barba com lâmina de barbear.

Geralmente, pode ser evitada fazendo uso de barbeador elétrico ao invés de lâmina. Mas se persistir, o dermatologista pode indicar o uso de pomadas para foliculite com corticoides ou antibióticos, dependendo da intensidade dos sintomas e gravidade da inflamação.

O tratamento para foliculite nesta região também pode ser feito com alguns cuidados básicos, como lavar o rosto com sabonete para foliculite e água fria e aplicar creme calmante após se barbear.

Como tratar foliculite no couro cabeludo

A foliculite no couro cabeludo é um tipo mais raro, que se manifesta pela proliferação de fungos ou bactérias no couro cabeludo. 

Casos mais graves de foliculite profunda podem provocar a queda de cabelo acentuada (foliculite decalvante ou dissecante).

Quando a foliculite é causada por fungos, recomenda-se o uso de shampoo antifúngico, que contenha Cetoconazol na sua fórmula. 

Agora, se a foliculite for causada por bactéria, o ideal é aplicar um remédio para foliculite capilar com antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina.

Como tratar foliculite na virilha

A foliculite na virilha costuma ser mais frequente entre as mulheres que se depilam com frequência com cera quente ou lâmina de barbear. Mas também entre as que frequentam piscinas ou banheiras de hidromassagem, com pH desregulados. 

Esses ambientes são mais propícios à proliferação de fungos e bactérias, que se aproveitam para se instalar na pele úmida, favorecendo a inflamação dos pelos da região, principalmente se já houver lesão causada pela depilação.  

O tratamento para foliculite nesta região pode ser feito mantendo a região sempre seca, além de usar pomadas que contenham antibióticos, corticoides e/ou antifúngicos na composição, como a Trok-N ou Diprogenta, além de evitar a depilação com lâminas de barbear.

Como tratar foliculite nas nádegas

Da mesma forma que a foliculite na virilha, a foliculite nas nádegas é mais frequente entre as pessoas que frequentam piscinas, spas, saunas ou banheiras de hidromassagem. 

O tratamento pode ser o mesmo, mantendo a região sempre seca e com uso de pomadas para foliculite à base de antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos.

Como tratar foliculite nas pernas

A foliculite nas pernas também pode ser causada por infecção por bactérias já presentes na pele, que invadem as feridas deixadas pela depilação com cera ou lâmina de barbear. 

Além disso, a foliculite nas pernas pode resultar do uso de roupas muito apertadas, que provocam atrito ou não deixam a pele respirar, dificultando o crescimento do pelo, que pode encravar e inflamar.

O tratamento para foliculite nesta região é feito por meio de esfoliação e limpeza da pele com água morna e sabão neutro, antisséptico, além de pomadas antibióticas.

Como tratar foliculite na axila

A foliculite na axila pode ser infecciosa ou causada por pelo encravado, mais frequente entre quem depila a região com lâmina de barbear, que costuma lesionar a pele e favorecer o seu aparecimento.

Na maioria dos casos, recomenda-se o uso de remédio para foliculite com anti-inflamatórios ou pomadas com antibióticos, caso seja fruto de infecção bacteriana.

Tratamento para foliculite caseiro

Há uma forma caseira que pode ajudar a tratar e aliviar os sintomas da foliculite através de compressas mornas no local das lesões. 

Isso vai ajudar a drenar a pústula, caso esteja com pus, acelerando a cicatrização.

Faça a compressa com duas xícaras de água morna e uma colher de chá de sal. Você pode também lavar a região com sabão, e jamais coçar ou cutucar as espinhas.

Melhor tratamento para foliculite

Dependendo do tipo de foliculite, há vários shampoos no mercado, loções e pomadas, que prometem acabar com a foliculite. 

No entanto, muitos desses produtos não são específicos para o tratamento da condição.

A loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo em tratamento para foliculite, pois atua de forma eficaz em TODOS os tipos de foliculite, independentemente da causa e local acometido.

Por isso, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com até 7 dias de tratamento. 

A empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

Além disso, a loção Tend Skin ainda é capaz de combater pelos encravados e manchas na pele, que costumam ser causadas por essa condição. 

A loção pode ser aplicada em todas as áreas do corpo afetadas pela foliculite!

Portanto, o tratamento para foliculite preferido pelos dermatologistas no momento é a loção Tend Skin!

Posts Relacionados

Essa condição é causada pela inflamação dos folículos pilosos, que pode ocorrer devido a infecções bacterianas ou fúngicas e outros fatores como depilação inadequada, uso de roupas apertadas ou suor excessivo.
A foliculite é uma condição que causa inflamação na área ao redor dos folículos pilosos e que pode atingir qualquer pessoa. Dentre os principais sintomas do problema estão as bolinhas vermelhas, o inchaço e a coceira.

Você tem alguma dúvida sobre foliculite?
Nossa equipe de especialistas pode te ajudar no WhatsApp