A lâmina de barbear irrita sua pele?
Muitos homens sofrem com a sensibilidade na hora de fazer a barba: irritação, vermelhidão, pelos encravados, coceira no rosto e no pescoço. Você conhece esses sintomas? A lâmina de barbear causa lesões na camada superficial da pele, camada essa formada por gordura e água, que lubrifica e protege a pele de infecções, mas com a tendência a ficar desidratada.
Os fios de barba que não conseguem nascer completamente acabam por se enrolar e ficar presos dentro da pele gerando a chamada pseudofoliculite. Quando esses folículos de pelos encravados são infeccionados por bactérias acabam por virar a foliculite. Os sintomas da foliculite são pústulas amareladas, parecidas com espinhas, coceira e dor na região onde foi usada a lâmina de barbear. O uso da lâmina diminui a tolerância da pele, ressecando-a, e juntamente com outros fatores, como excesso de suor no rosto, banhos muito quentes, exposição solar sem a proteção adequada e climas extremos o desconforto dos homens que sofrem de foliculite na barba é aumentado consideravelmente.
Existem algumas soluções simples que podem ajudar a reduzir, e até acabar, com o incômodo na hora de se barbear, como por exemplo, passar a lâmina na direção do crescimento da barba, começando pelas extremidades e indo em direção a área do bigode e do queixo, pois barbear na direção contrária aos pelos pode ocasionar pelos encravados seguidos de uma infecção e consequentemente a foliculite na barba.
Usar lâminas novas e bem higienizadas também são importantes durante o barbear, para evitar a proliferação de bactérias que entram em contato com a pele. Não esfregar a toalha no rosto para evitar irritações é uma boa dica para um pós-barbear confortável, onde a pele fica além de sensível, vulnerável.
E finalmente é de extrema importância utilizar produtos específicos e de qualidade na hora de fazer a barba faz toda a diferença!