Blog Foliculite

Como tratar pelo encravado inflamado

publicado em 23/02/2022

Qualquer um pode ter pelo encravado inflamado, sendo que eles podem aparecer em várias áreas do corpo. Caso aconteça, você saberia como tratar pelo encravado inflamado?

 

Em geral, eles aparecem na região da barba, principalmente no rosto, pescoço e nuca, mas também nas pernas, axilas, nádegas e virilha.

 

Isso costuma acontecer quando o pelo não consegue sair do folículo piloso ou romper a camada de queratina que se acumula na epiderme

 

Como o processo de crescimento não é impedido, esse pelo entorta e para dentro e continua crescendo debaixo da pele.

 

O organismo reage como se fosse um corpo estranho, produzindo uma resposta inflamatória, chamada foliculite, que provoca feridas avermelhadas que coçam e deixam a pele dolorida.

 

Pessoas que possuem pelos mais grossos e encaracolados, ou que tenham poros estreitos ou cicatrizes na pele ficam mais suscetíveis.

 

Mas fique tranquilo, há tratamento e como evitar. Saiba mais sobre o assunto abaixo!

Afinal, o que é um pelo encravado inflamado?

Os pelos exercem um papel importante no corpo: auxiliam no isolamento térmico e protegem o organismo de agressões externas. 

 

Basicamente, eles são constituídos de queratina, uma proteína que garante a resistência, elasticidade e impermeabilidade ao fio, bem como células mortas acumuladas e compactadas na epiderme. 

 

Os pelos nascem dentro do folículo piloso, sendo formados pela raiz implantada na derme (camada intermediária) e a haste, porção que se projeta para fora da pele.

 

Já um pelo encravado inflamado, ele é um fio que cresce “para dentro”, quando não consegue sair do folículo “para fora” da pele.

Causas para o aparecimento do pelo encravado inflamado

Os pelos encravados podem surgir e inflamarem em qualquer área do corpo que contenha pelos, como a região da barba(rosto e pescoço), a virilha e axilas, além de locais que tenham cicatrizes. 

 

Mas as causas para a ocorrência de pelos encravados inflamados podem variar bastante. 

 

Isto é, desde uma obstrução do folículo por conta do atrito com as peças de roupa ou pela lâmina de barbear, falta de higiene, acúmulo de células mortas ou por causa de lesões cutâneas.

 

No entanto, uma das causas mais comuns para o aparecimento do pelo encravado inflamado está associada à maneira incorreta de se depilar, seja através de cera quente, fria ou lâmina de barbear.

 

Outros fatores que também podem contribuir para a ocorrência de pelo encravado inflamado são:

 

  • Excesso de oleosidade na pele;
  • Suor excessivo (hiperidrose);
  • Dermatites e acne;
  • Imunidade baixa;
  • Uso crônico de alguns remédios tópicos;
  • Muito tempo entre um banho e outro.

Quais são os sintomas de pelo encravado inflamado?

O pelo encravado inflamado pode ser resultado de uma foliculite superficial ou profunda. Quando superficial, ele se parece com uma pequena espinha, avermelhada, podendo conter pus ou não.

 

Na maioria dos casos, o pelo pode ser visto debaixo da pele, um pouco elevado, deixando o local bastante dolorido e irritado, causando sensibilidade local, dor e coceira.

 

Já se a inflamação for mais profunda, o pelo encravado pode evoluir e formar um furúnculo, formando uma lesão mais elevada e amarelada no meio, com a presença de pus e mais chances de deixar cicatriz.

 

Pelo encravado inflamado na virilha

O pelo encravado inflamado na virilha costuma ser bastante comum, principalmente entre as mulheres que fazem depilação ou raspam os pelos da região com bastante frequência.

 

As causas podem ser várias, inclusive ser uma propensão de ordem genética o fato do pelo não conseguir sair do folículo, causando a inflamação.

 

Isso costuma ocorrer com mais frequência entre quem possui pelos mais grossos e encaracolados.

 

Portanto, o seu tratamento vai variar de acordo com a sua causa, tipo e gravidade das lesões. 

 

Casos de pelo encravado inflamado na virilha frequentes podem virar uma foliculite, mas normalmente são superficiais e desaparecem sozinhas. 

 

Já os casos mais persistentes ou recorrentes podem exigir um tratamento mais específico, começando com uma higiene local com água morna e sabonete para foliculite, além de manter a região sempre seca e nunca abafada.

 

O médico especialista pode também indicar um tratamento específico, de acordo com a causa, através de pomadas ou cremes antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos.

Como tirar pelo encravado inflamado

Em muitas ocasiões o pelo encravado inflamado acaba se curando sozinho pelo organismo, saindo ou voltando ao estado normal em alguns dias.

 

No entanto, casos em que os pelos encravados ficam muito inflamados e irritados, podem se prolongar por várias semanas. 

 

Nesses casos, não é recomendado tentar remover o pelo com pinça ou arrancá-lo de qualquer outra forma para não infeccionar. 

 

Se a inflamação estiver provocando dor e inchaço, com pus, o ideal é procurar ajuda médica para evitar que evolua para um furúnculo.

 

Quando a inflamação persiste por muitos dias, ao invés de tentar remover o pelo encravado inflamado, utilize pomadas para foliculite à base de corticoide, antibiótico ou antifúngico. 

 

Caso a inflamação evolua para uma infecção generalizada (por bactérias ou fungos, por exemplo), é possível que tenha que ser tratada com antibióticos orais.

Tratamento caseiro para pelo encravado inflamado

O objetivo em tratar o pelo encravado inflamado é a remoção das células mortas e outras impurezas que costumam se acumular na superfície da pele, impedindo que o pelo saia do folículo.

 

A prevenção para evitar a foliculite é essencial nesse caso. Sendo assim, uma das principais medidas é lavar a área sempre com água morna diariamente ou compressas de água quente no local, todos os dias, durante 10 a 15 minutos.

 

Você pode também seguir fazendo esfoliações caseiras a cada semana com açúcar ou bicarbonato para evitar o aparecimento de pelos encravados inflamados, pois vai estimular a circulação sanguínea no local.

 

Mas lembre-se, o tratamento caseiro pode não substituir os medicamentos, em caso de inflamação persistente ou infecção.

 

Neste caso, o dermatologista vai prescrever o melhor remédio para foliculite como cremes ou pomadas à base de antibiótico, retinóides ou anti-inflamatório, ou até antibióticos orais.

 

Além disso, é também indicado passar hidratante corporal, à base de óleo de jojoba, coco ou de amêndoas, a fim de evitar o ressecamento e amolecer o folículo piloso, para facilitar a saída do pelo encravado.

 

Pomada para pelo encravado inflamado

Dependendo do grau de inflamação do pelo, o seu tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos como cremes ou pomada para foliculite formuladas com esteróides, antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos.

 

No caso de uma inflamação causada por bactérias ou fungos, indica-se o uso de sabonetes e shampoos anti fúngicos, à base de Cetoconazol

 

Usar pomada, creme ou gel com retinóides, como a tretinoína, vão ajudar a fazer uma esfoliação na pele, que facilita a remoção do pelo e clareamento de possíveis manchas causadas por eles.

 

Se você não conseguiu identificar qual seria a pomada mais indicada para o seu caso, fique tranquila! Veja, na sessão abaixo, a pomada para pelo encravado indicada para todos os casos.

Melhor tratamento para pelo encravado inflamado

Dependendo do tipo de inflamação de pelo encravado e/ou foliculite, há vários shampoos, loções e pomadas no mercado, que prometem acabar com a condição. 

 

No entanto, não há como impedir o pelo de encravar ou curar definitivamente a foliculite, mas há maneiras de tratar, prevenir e ainda mais, viver sem pelos encravados!

 

A maioria dos produtos no mercado não são específicos para o tratamento destas condições.

 

No entanto, a loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo para tratamento da foliculite, pois atua de forma eficaz em todos os tipos de foliculite, independentemente da causa e local acometido.

 

Por isso, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com até 7 dias de tratamento. 

 

A empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

Além disso, a loção Tend Skin ainda é capaz de combater os pelos encravados e manchas na pele, que costumam ser causadas por essa condição e pode ser aplicada em todas as áreas do corpo!

 

Confira o tratamento para foliculite e pelos encravados inflamados preferido dos dermatologistas no momento: clique AQUI para conhecer a loção Tend Skin.

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Form de email para rodapé (blog, etc.)

COMPARTILHE:

Você tem alguma dúvida sobre foliculite?

Nossa equipe de especialistas pode te ajudar no WhatsApp!