Como acabar com a foliculite?
Quer acabar com a foliculite de uma vez? Se você tem notado o aparecimento de bolinhas vermelhas, com o centro amarelado muito semelhantes a acne, é possível que esteja sofrendo de uma condição muito comum: a foliculite.
Apesar de não ter cura, possui várias opções de tratamento, que dependendo do tipo, grau de lesão e local das lesões, podem acabar com o seu sofrimento em poucas semanas.
Para quem não sabe, a foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos, sendo muitas vezes, o resultado direto de pelos encravados inflamados, ou consequência de uma infecção por bactérias ou fungos no local.
Na maioria dos casos, a foliculite se apresenta de forma superficial, podendo ser tratada em casa através de cuidados básicos e higienização, com sabão anti-séptico, ou aplicando cremes e pomadas específicas, recomendados pelo dermatologista.
Ela costuma acometer áreas do corpo cobertas de pelos, sendo mais frequente nas nádegas, pernas, virilhas, pernas, braços e rosto (área da barca e pescoço).
Entenda mais sobre o assunto abaixo!
O que é foliculite?
Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a foliculite é uma infecção de pele nos folículos pilosos, a estrutura responsável pela produção e crescimento dos pelos.
Ela pode ser causada por bactérias (como a Staphylococcus, entre outras), fungos e até por pelos encravados (a mais comum).
A condição se manifesta por meio de pequenas bolinhas avermelhadas, contendo pontas brancas ou amareladas no centro, de aparência muito semelhante às espinhas inflamadas.
Além disso, costuma ser classificada por superficial ou profunda, dependendo do nível de inflamação.
Na maior parte dos casos, aparece e vai embora sozinha, após alguns dias, podendo causar sintomas como coceira, alguma dor e irritação na pele.
Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite em algum momento da vida, mas alguns fatores podem tornar umas pessoas mais suscetíveis que outras.
Como por exemplo, quem sofre de doenças que afetam a imunidade, como diabetes, leucemia crônica e AIDS, que desregulam a flora natural da pele fazendo com que alguns microorganismos se proliferem e invadam os folículos já lesionados.
Outras condições também contribuem para o desenvolvimento da foliculite, como acne e/ou dermatite, usar cremes de corticóide ou antibióticos por longos períodos de tempo.
Além disso, algumas ações também costumam causar danos aos folículos pilosos, como:
- Fricção excessiva ao barbear;
- Usar roupas muito apertadas, que retém o calor e suor;
- Depilação com cera quente ou;
- Raspar o pelo na direção contrária do seu crescimento, entre outros.
Dicas para acabar com a foliculite
Como são muitas as causas e tipos de foliculite, o tratamento da condição vai depender da região acometida e sua causa, bem como do estágio da inflamação.
Isto é, cada tipo de foliculite vai exigir um tratamento diferente, que vai variar entre mudanças de hábitos de higiene até medicações como antibióticos, antifúngicos orais e/ou tópicos, ou uma combinação de ambos.
Os casos de foliculite superficial podem melhorar com o uso de loções calmantes para alívio dos sintomas de coceira, ou evitar raspar a área.
Evitar obstruir os poros, manter uma pele hidratada e higienizada e tomar cuidados ao se depilar, bem como evitar o atrito nesses locais ao usar roupas muito apertadas também são formas de prevenir a sua incidência.
Como acabar com a foliculite no rosto
A foliculite no rosto é mais frequente nos homens, principalmente entre quem costuma remover os pelos da barba com lâmina de barbear.
Portanto, a foliculite no rosto pode ser evitada usando o barbeador elétrico ao invés de lâmina.
Mas se persistir, o dermatologista pode indicar o uso de pomadas para foliculite com corticoides ou antibióticos, dependendo da intensidade dos sintomas e gravidade da inflamação.
Além disso, você pode acabar com a foliculite nesta região tomando alguns cuidados básicos, como lavar o rosto com sabonete para foliculite e água fria e aplicar creme calmante após se barbear.
Como acabar com a foliculite no couro cabeludo
A foliculite no couro cabeludo é uma condição mais rara, e que costuma se manifestar pela proliferação de fungos ou bactérias nessa região.
Há casos mais graves de foliculite profunda que podem até provocar a queda de cabelo acentuada (foliculite decalvante ou dissecante).
No caso desse tipo de foliculite ser causada por fungos, recomenda-se usar shampoo antifúngico, que contenha Cetoconazol na formulação.
Já se a foliculite for causada por bactéria, os remédios para foliculite capilar que contém antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina são os mais indicados.
Como acabar com a foliculite na virilha
A foliculite na virilha é mais frequente entre mulheres que fazem depilação frequentemente com cera quente ou lâmina de barbear, ou que frequentam piscinas e banheiras de hidromassagem, com pH desregulados.
Isso porque esses ambientes são mais propícios à proliferação de fungos e bactérias, que se instalam na pele úmida, favorecendo a inflamação dos pelos da região, principalmente se já estiverem lesionados pela depilação.
Para acabar com a foliculite nesta região, você deve manter a pele sempre seca, além de usar pomadas que contenham antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos na composição, como a Trok-N ou Diprogenta, além de evitar a depilação com lâminas de barbear.
Como acabar com a foliculite no glúteo ou nádegas
Semelhante à foliculite na virilha, a foliculite que surge nas nádegas é mais frequente entre quem frequenta piscinas, spas, saunas e banheiras de hidromassagem.
O tratamento pode ser feito da mesma forma, mantendo a região sempre seca e com uso de pomadas para foliculite à base de antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos.
A esfoliação com produtos esfoliantes para essa região, como os sabonetes antissépticos, também pode ajudar a manter a pele tratada e os poros livres de impurezas que agravam a condição.
Como acabar com a foliculite nas pernas
A foliculite nas pernas costuma ser causada por infecções bacterianas, provocadas pela proliferação das bactérias já presentes na região, mas que invadem as feridas deixadas pela depilação com cera ou lâmina de barbear.
Além disso, ela também pode ser resultante do uso de roupas muito apertadas, que provocam atrito ou não deixam a pele respirar, dificultando o crescimento do pelo, que encrava e inflama.
Para acabar com a foliculite nesta região, a esfoliação e limpeza da pele com água morna e sabão neutro antisséptico, pode ajudar, além de pomadas antibióticas que matam esses microorganismos.
Como acabar com a foliculite na axila
A foliculite na axila pode ser infecciosa ou ter sido causada por pelo encravado. Ela é mais frequente entre mulheres que depilam a região com lâmina de barbear.
O contato com a lâmina nessa região costuma lesionar a pele e favorecer o seu aparecimento, principalmente quando feita na direção contrária do crescimento dos pelos.
Para acabar com a foliculite nessa região, recomenda-se o uso de remédio para foliculite de formulação anti-inflamatória ou pomadas com antibióticos, caso o fator causador seja a bactéria.
Melhor produto para acabar com a foliculite
Dependendo do tipo de foliculite, há vários produtos eficientes para acabar com a foliculite no mercado, como shampoos, loções e pomadas.
No entanto, a maioria desses produtos não são específicos para o tratamento da condição.
Já a loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo em tratamento para foliculite, pois atua de forma eficaz em TODOS os tipos de foliculite, independentemente da causa e local acometido.
Por esta razão, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com até 7 dias de tratamento.
Além disso, a empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite.
A loção Tend Skin ainda é capaz de combater pelos encravados e manchas na pele, que costumam ser causadas por essa condição e ainda pode ser aplicada em todas as áreas do corpo afetadas por todos os tipos de foliculite.
Assim, o tratamento para foliculite preferido pelos dermatologistas no momento é a loção Tend Skin, o produto certo para acabar com a foliculite!