Blog Foliculite

Bicarbonato é eficaz para foliculite?

publicado em 23/02/2022

Te indicaram o bicarbonato para foliculite? Confira se ele é eficaz para o seu caso e, caso não seja, veja outras opções interessantes.

 

Quando começam surgir bolinhas avermelhadas na pele, provocando dor e coceira, logo relacionamos a foliculite a esses sintomas.

 

Praticamente em seguida, começam as especulações de receitas caseiras milagrosas para solucionar o problema mais rápido.

 

Apesar da foliculite ser uma inflamação na pele comum, que costuma atingir os folículos pilosos, podendo aparecer em qualquer parte do corpo, o seu tratamento deve ser específico.

 

Além de causar essas lesões, dependendo de onde aparece, ela também pode manchar a pele, destruir os folículos e até deixar cicatrizes.

 

Já o bicarbonato, pode até ser um produto muito utilizado para limpeza nas tarefas domésticas e na culinária. Mas os mitos e verdades ao redor da substância, sobre ser  benéfico para pele, cabelos, dentre outras aplicações, são muitos.

 

Por isso, é preciso prudência ao utilizá-lo como base de medicamento em receitas caseiras.

 

O bicarbonato é um sal com pH alcalino capaz de neutralizar a acidez, mas certas aplicações não possuem qualquer eficácia ou comprovação científica, podendo resultar em prejuízos à saúde.

 

Portanto, todo cuidado é pouco! Saiba mais sobre o bicarbonato para foliculite abaixo.

Tratamentos caseiros para foliculite

O bicarbonato de sódio é uma substância velha conhecida na rotina doméstica, mas muita gente acredita que ele ainda pode ser útil no tratamento da foliculite e manter a pele saudável.

 

Mas afinal: é comprovado que bicarbonato para foliculite é eficaz?

 

Embora existam muitas indicações para clarear manchas, tratar espinhas, cicatrizar queimaduras e eczemas, bem como limpar e hidratar os cabelos, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, advertem pela falta de comprovação científica da eficácia do bicarbonato de sódio para fins dermatológicos.

 

Na opinião dos especialistas, essas receitas caseiras que utilizam como base o bicarbonato de sódio devem ser observadas com cautela. 

 

Alguns afirmam que a substância até pode ser utilizada como agente esfoliante, quando misturada a outros ativos, como cremes hidratantes ou mel.

 

No entanto, a esfoliação é apenas uma medida preventiva para manter a pele limpa e saudável, no caso da foliculite. 

 

Além disso, deve ser feita no máximo uma vez por semana e de maneira suave, respeitando o tempo de aplicação e dosagem. 

 

Essa esfoliação com bicarbonato para foliculite pode ajudar a renovar a pele, eliminando as células mortas que se acumulam e obstruem os poros. 

 

Além disso, a substância regula o pH da pele e diminui a colonização de bactérias e fungos, outros fatores que contribuem para o aparecimento da foliculite.

 

O bicarbonato pode substituir o sal na preparação de compressas de salmoura, uma imersão em água morna para alívio da coceira e inflamação, ajudando também na cicatrização.

 

No entanto, dependendo do estado de saúde da pele e grau das lesões, não se recomenda aplicar o produto, pois pode resultar em marcas e manchas permanentes na região, principalmente no rosto.

 

O perigo dos tratamentos caseiros

A solução com água e bicarbonato pode promover uma esfoliação que ameniza as manchas na pele, resultantes da foliculite. 

 

Ela também pode ser usada bem diluída em água para fazer compressas e aliviar a coceira e diminuir a inflamação, a grande  questão está em como dosá-la.

 

Essas receitas caseiras costumam se multiplicar como soluções milagrosas para curar diversos males. 

 

O bicarbonato para foliculite é citado para clarear as manchas escuras nas áreas da virilha ou axilas, como uma espécie de esfoliante.

 

Porém, como não há estudos científicos que comprovem a eficiência dessa receita, nem informação segura sobre como deve ser feita e aplicada a solução, não se pode recomendar com segurança.

 

Em alguns poucos casos o bicarbonato para foliculite pode até ser utilizado, mas certamente não vale o risco!

 

O bicarbonato é uma substância altamente irritante e abrasiva. Por isso, dependendo de como a solução é aplicada, ela pode trazer consequências indesejadas na pele, como aumento da irritação, vermelhidão e coceira, sintomas que já estão relacionados à foliculite.

 

Portanto, se o bicarbonato for aplicado em excesso, poderá agravar a irritação na pele, e ainda deixá-la mais escura.

 

Para resolver o problema da foliculite e o escurecimento da pele nessas regiões do corpo, os especialistas recomendam métodos de peeling e aplicações de laser, além de cremes à base de hidroquinona.

 

Mesmo assim, é preciso que os procedimentos sejam prescritos por um médico dermatologista.

Bicarbonato para foliculite na virilha?

Muitos fatores podem desencadear a foliculite na virilha, como o aumento da queratinização na pele que obstrui os folículos, dificultando a saída dos pelos.

 

A depilação de maneira incorreta, com lâmina ou cera, bem como o calor, abafamento e o suor excessivo da pele também podem contribuir para o seu aparecimento.

 

O tratamento da foliculite nessa região costuma variar de acordo com a causa, tipo e gravidade das lesões. 

 

Normalmente, casos de foliculite na virilha são tratados com uma boa higiene local utilizando água morna e sabonete antisséptico.

 

Alguns especialistas recomendam o uso tópico de pomadas para foliculite ou cremes com corticoides.

 

O uso do bicarbonato para foliculite na virilha não é recomendado, pelo simples fato de não ter comprovação científica e pelo perigo de agravar as lesões, como já dito acima. 

 

Caso a foliculite deixe manchas escuras, elas podem ser clareadas com através do uso de dermocosméticos específicos, como cremes de efeito clareador, aplicados através de peelings e esfoliação.

 

Já a sua prevenção pode ser feita evitando o uso de roupas muito justas, que aumentam o atrito na pele e retém o suor; optar por roupa íntima de algodão que deixa a pele respirar livremente; manter a pele da região seca para evitar fungos; e sempre se depilar na direção correta do crescimento do pelo.

Bicarbonato para foliculite no couro cabeludo? 

A aplicação do bicarbonato para foliculite no couro cabeludo é outra pouca-verdade propagada por muita gente por aí.

 

De acordo com alguns especialistas, a substância até pode ajudar a diminuir a oleosidade dos cabelos, minimizando riscos do aparecimento de dermatites seborreicas e outras irritações do couro cabeludo.

 

Por isso, a associação da substância à foliculite do couro cabeludo

 

Muitos acreditam que lavar os cabelos com bicarbonato de sódio pode evitar a proliferação de fungos, bactérias e micoses na região, que costumam contribuir para o surgimento da condição.

 

A solução pode ser aplicada nos fios misturada ao shampoo ou pura, como uma espécie de shampoo a seco. 

 

No entanto, por não haver comprovação científica e nem dosagem específica, a aplicação do bicarbonato para foliculite no couro cabeludo não é indicada. 

 

O bicarbonato altera o pH do couro cabeludo e pode livra-lo de fungos e bactérias, mas pode ressecar os fios e agravar as lesões, dependendo do estado da pele.

Então, como tratar foliculite?

São muitas as causas e tipos de foliculite, por isso, as formas de tratamento vão depender da região acometida e do tipo de foliculite, bem como do estágio da inflamação.

 

Dessa forma, cada tipo de foliculite vai requerer um tratamento específico, variando entre mudanças de hábitos de higiene até o uso de medicamentos antibióticos, antifúngicos orais e/ou tópicos, ou uma combinação de ambos. 

 

Algumas foliculites superficiais podem ser tratadas com loções calmantes para alívio dos sintomas de coceira, outras podem melhorar evitando a depilação do local.

 

De qualquer forma, é fundamental consultar um dermatologista para indicar o melhor tratamento para foliculite no seu caso específico.

 

Além disso, o tratamento deve ser iniciado assim que aparecerem os primeiros sintomas, para evitar que a inflamação se agrave e atinja outras regiões.

 

O bicarbonato pode ser utilizado para manchas de foliculite, uma vez que a foliculite já esteja controlada. Aplicar bicarbonato em uma pele com lesões de foliculite, vai agravar aind mais a condição e as manchas de foliculite tendem a piorar.

 

Mas calma! Se você está com lesões de foliculite, vamos te indicar alguns tratamentos abaixo!

Melhor tratamento para foliculite do que bicarbonato

Dependendo do tipo de foliculite, há vários shampoos, loções e pomadas no mercado, que prometem acabar com a doença. 

 

No entanto, a foliculite não tem cura, mas possui tratamento e prevenção.

 

A maioria dos produtos no mercado não são específicos para o tratamento da condição, nem as receitas caseiras como as feitas à base de bicarbonato para foliculite.

 

No entanto, a loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo para tratamento da foliculite, pois atua de forma eficaz em todos os tipos de foliculite, independentemente da causa e local acometido.

 

Por isso, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com até 7 dias de tratamento. 

 

A empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

A loção pode ser aplicada em todas as áreas do corpo afetadas pela foliculite!

 

Portanto, o tratamento para foliculite preferido pelos dermatologistas no momento é a loção Tend Skin.

 

Clique aqui e confira!

 

 

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Form de email para rodapé (blog, etc.)

COMPARTILHE:

Você tem alguma dúvida sobre foliculite?

Nossa equipe de especialistas pode te ajudar no WhatsApp!