Blog Foliculite

Pseudofoliculite: o que é e como trata-la?

publicado em 03/02/2022

A pseudofoliculite ou foliculite da barba é uma irritação na pele, que causa inflamação dos folículos pilosos, logo após o barbear, por isso o nome.

 

Em geral, é provocada por pelos encravados, mas também pela infecção por Staphylococcus Aureus, entre outras bactérias, ou fungos na pele.

 

Quando acontece, costuma acometer partes do rosto e pescoço (área da barba), provocando alguns sintomas desagradáveis como vermelhidão, coceira e pequenas bolinhas avermelhadas na região, com abscessos cheios de pus ou não. 

 

Na maioria dos casos esse tipo de foliculite da barba é superficial e acaba desaparecendo sozinha, podendo até ser tratada com alguns cuidados básicos de higiene.

 

Já casos mais graves podem exigir um tratamento mais específico e indicado por um dermatologista. 

 

Leia tudo sobre o assunto abaixo!

O que é Pseudofoliculite?

A pseudofoliculite barbae ou foliculite da barba é uma inflamação dos folículos pilosos na região da barba e do pescoço.

 

Ela possui esse nome, pois é resultado direto do ato de se barbear. Por isso, costuma acometer mais homens negros, mais propensos aos pelos grossos, enrolados, bem como certas variações no gene da queratina. 

 

A irritação ocorre por conta da penetração dos fios na pele antes de saírem do folículo piloso ou que se curvam para dentro, inflamando e causando uma reação ao corpo estranho, podendo também resultar em cicatrizes no rosto e pescoço.

Como saber se é pseudofoliculite da barba?

Como dissemos, a pseudofoliculite da barba acaba surgindo logo após o barbear, na região do pescoço e do rosto, provocando sintomas muito comuns como: 

 

  • Vermelhidão;
  • Coceira intensa e/ou sensibilidade na pele; 
  • Pequenas “feridas” no rosto, avermelhadas e inflamadas (com ou sem pus), semelhante à acne;
  • Dor e incômodo.

 

Em geral, esse diagnóstico é confirmado por exame físico em consultório dermatologista.

 

Pseudofoliculite na virilha existe?

Não, apesar de existir foliculite na virilha.

 

A pseudofoliculite é um tipo de foliculite específica da região do rosto e da barba. Já a foliculite que se apresenta na virilha costuma ser ocasionada por bactérias ou fungos, embora possa resultar também em pelos encravados.

 

As lesões são semelhantes, por isso muita gente confunde, mas a nomenclatura pseudofoliculite não se aplica para a virilha.

Tratamento para pseudofoliculite 

De uma forma geral, a pseudofoliculite pode ser tratada com simples cuidados caseiros, pois ela costuma desaparecer em pouco tempo. 

 

Compressas mornas na área irritada para acalmar a pele, e lavar o rosto com o sabonete para foliculite antisséptico, aplicando em seguida uma pomada para foliculite com corticoides ou antibióticos pode ser suficiente, ou até Prednisona para casos resistentes. 

 

Pomadas como Bactroban, Ceclor, Cefadroxila, Cefalotina, Ceftriaxona Dissódica

ou Sódica, Cetoconazol, Ciprofloxacino, entre outras, costumam ser as mais indicadas.

 

Caso os sintomas insistirem após alguns dias, ou surgirem lesões avermelhadas com pus, é sinal de infecção. 

 

O ideal é procurar um dermatologista para que ele possa indicar um tratamento de acordo com a intensidade dos sintomas.

 

Em geral, especialistas utilizam a hidrocortisona tópica a 1% ou antibióticos tópicos para inflamações leves. Casos de inflamações moderadas a graves utiliza-se doxiciclina oral ou eritromicina oral.

 

Há quem recomende a tretinoína (ácido retinoico) em gel, líquido ou creme, ou o peróxido de benzoíla em creme para casos leves a moderados. No entanto, costumam causar mais irritação na pele.

 

Já o creme de cloridrato de eflornitina pode ajudar a desacelerar o crescimento dos pelos, a fim de diminuir a frequência do barbear.

 

Como prevenir a pseudofoliculite

Como a pseudofoliculite não tem cura, o ideal é tentar prevenir o seu surgimento através de simples medidas, como as a seguir: 

 

  • Se puder, fazer a barba apenas 1 vez por semana;
  • Usar uma lâmina nova cada vez que fizer a barba ou um barbeador elétrico;
  • Utilizar água morna ao se barbear, massageando bem os pelos para amolecê-los e passar o barbeador sempre no sentido do crescimento dos fios;
  • Evitar passar a lâmina no mesmo local mais de 2 vezes;
  • Se inflamar, evitar espremer as lesões ou arrancar o pelo;
  • Aplicar um hidratante após se barbear;
  • Esfoliar a pele uma ou duas vezes na semana pode ajudar a prevenir pelos encravados. Mas atenção, só faça isto como prevenção! Caso a pele já apresente pseudofoliculite, não esfolie!

Melhor tratamento para pseudofoliculite

 

Como vimos, existem muitas abordagens de tratamento para a foliculite, inclusive a pseudofoliculite.

 

No entanto, a maioria dos medicamentos não são específicos para o tratamento da pseudofoliculite.

 

A loção americana Tend Skin, é uma referência no mundo todo para tratamento da pseudofoliculite, pois atua de forma eficaz em todos os tipos de foliculite, independentemente do tipo, região ou da causa.

 

Por isso, a marca Tend Skin é indicada pela maioria dos especialistas da área, por conta dos seus resultados positivos, em média, com 7 dias de tratamento. 

 

A empresa segue atuando no mercado por mais de 30 anos, sempre de maneira específica e preventiva contra todos os tipos de foliculite. 

 

Além disso, a loção Tend Skin ainda é capaz de combater pelos encravados e manchas na pele, que costumam ser causadas por essa condição. 

 

A loção pode ser aplicada em todas as áreas do corpo afetadas pela foliculite, incluindo a barba, rosto e pescoço.

 

Portanto, o tratamento mais prescrito para pseudofoliculite no momento é a loção Tend Skin!

Acesse nossa Loja Virtualclique aqui para ver todos os produtos
Cadastre-se e receba novidades.
Form de email para rodapé (blog, etc.)

COMPARTILHE:

Clique no botão abaixo para participar de um grupo

gratuito de autoajuda sobre Foliculite no WhatsApp!